O significado da remodelação nas Finanças segundo Dinis

Explica David Dinis, que está à frente do Público: „A aliança Costa-Centeno ganhou mais um ano.

E nós que até sabemos que as palavras não nos saem por acaso, interrogamo-nos sobre o emaranhado de ideias que se atropelam na cabeça do Dinis e na forma que ele tem de encontrar para que o leitor não só entenda o que ele diz mas também, através das palavras escolhidas, entenda o que ele nos quer dizer. Cada cabeça tem um mundo de ideias e a do Dinis também tem o seu.

No estilo, na forma, no jeito, como ele nos diz que „a aliança Costa-Centeno ganhou mais um ano“, há ali insídia, perfídia, aleivosia, algo a revelar, diga-se com diplomacia, desagrado, desconforto, com esta solução democrática de governo. „Mais um ano“, soa como se fosse „mais uma foda“ dita por uma mulher cheia de enfado e má-vontade, na cama com o marido, ao ter de fazer amor com ele, o que também nos levaria a pensar em mundos paralelos e outras aventuras.

De Dinis não se exige que ele goste deste governo. De Dinis, devido à sua biografia e aos seus antecedentes mediáticos, nem sequer se exige que seja isento. De Dinis, agora como jornalista e como chefe da coisa, exige-se que ele tenha uma performance de escrita, com azias melhor digeridas, evitando contaminar o mundo do leitor com as suas opiniões estragadas.

A reputação do jornalismo anda pelas ruas da amargura. Sabemos que há jornalistas que o são de alma e coração e que sofrem com o descrédito. Sabemos também que há jornalistas que desempenham a função com agenda estranha à sua vocação. Estão ali para vender o seu peixe, canalizar a sua ideologia, semear a dúvida e minar a confiança em soluções democráticas absolutamente legítimas. Para estes a perda de reputação é um mal menor, apenas um dano colateral na guerra ideológica na fase do pós-verdade.

Quando vi aquele cabeçalho fiquei assim que a modos que revoltado com este jornalismo de gamela, mas agora que, com este texto, desabafei e me desenvencilhei das „energias negativas“, sei que vou ter um bom domingo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s