Trumpismo ou como os conservadores se baldam

O trumpismo também pode ser visto como uma nuvem de fumo, semelhante a muitas outras criadas ao longo dos últimos decénios pelos neoconservadores dos EUA, para iludir a opinião pública. Enquanto se especula sobre o trumpismo, os conservadores moderados, e envergonhados de Trump mas sempre seus cumplices, vão-se rarefazendo na opinião pública, camuflando o seu comprometimento com as posições xenófobas, racistas e discriminatórias do seu novíssimo presidente.

De certo modo pode-se comparar o lançamento do conceito de trumpismo hoje com o surgimento da expressão do „politicamente correcto“ há trinta anos. O politicamente correcto, essa originalidade neocon, serviu às mil maravilhas para inibir e coagir a liberdade de expressão, ao mesmo tempo que os crimes neoliberais aumentaram assustadoramente. Enquanto o lobbyismo, a corrupção, as privatizações de bens públicos, as guerras assassinas e os lucros estratoféricos se tornaram o pão nosso de cada dia, as camadas sociais mais desfavorecidas, vítimas do assalto selvagem neoliberal, foram entretidas com o „politicamente correcto“.

Os conservadores estadunidenses, que acolhem e amamentam as figuras mais nefandas do Tea Party e abjectas do Ku Klux Klan, acocoram-se agora atrás de Trump e lançam o trumpismo para melhor poderem passar despercebidos. Enquanto se discute as bojardas reaccionárias de Trump e à sua custa se lança a fumaça do „trumpismo“, como antes fizeram com o linguajar politicamente correcto, bancos, consórcios, investidores e especuladores vão enchendo o saco. Quem não os conhecer que os compre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s