Quem tem treta da nossa é dos nossos

Para quem sabe quem é e o que quer, ainda não percebi muito bem o que lhe pode interessar a lengalenga dos políticos. Num mundo em que há cem mil jornais a escrever o mesmo, sobre os mesmos cem mil acontecimentos das últimas horas, burro é o político que não deita faladura para se manter na crista da espuma, que é como quem diz, nas bocas do mundo.

Em terra de treta quem faz alguma coisa é rei. Mas a treta ainda é o que melhor se vende porque o feito está feito, já não há remédio. Quando Assunção Cristas quer resolver a praga dos incêndios com rezas e velas a santos e divindades, sabemos que só da Cristas podem vir soluções tão eficientes. Se Passos Coelho diz do Governo cobras e lagartos e anuncia o Diabo para Setembro, esperamos que saiba estar à altura do hóspede. Costa, como chefe do Executivo, tem de fazer alguma coisa, mas sem treta os media também não dão por ele.

Em treta quem vende melhor é a Catarina. Jovem, simpática, fotogénica, dotada da informalidade dos desabafos da mesa de café, abre-se com a segurança de quem sabe que não tem importância o que diz. Os jornais gostam, escancaram as suas bojardas macias, alimentam a treta que tão bem nos faz, e lá continuamos todos no ponto onde sempre estivemos e nunca saímos.

O arrependimento da Catarina correu como um rastilho de pólvora seca que desagua numa poça de água. A imagem da Catarina arrependida faz-nos bem cá por dentro porque o arrependimento tem a ver com a nossa mitologia de eternos pecadores. E quem se confessa assim em público não pode ser má pessoa. É dos nossos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s